Recursos
Estudos ED-Comunicar "A urgência de ler o mundo"
O Desenvolvimento e a Cidadania Global precisam de cidadãos e cidadãs envolvidos/as , que promovam o pensamento crítico e uma participação cívica ativa, baseada na cooperação e solidariedade. Para que esse envolvimento seja maior e melhor o projeto 'ED-Comunicar: do conhecimento à mobilização' procura aumentar a visibilidade, o conhecimento e o reconhecimento da EDCG, em Portugal, criando espaços de apropriação por parte dos todos os atores do Desenvolvimento.
A A3S é responsável pela elaboração da Série de estudos formativos "A urgência de ler o mundo" - disponíveis no site do projeto.
Sábado - Aprendizagens no cruzamento entre arte, educação e cidadania
Luísa Veloso e Carlota Quintão, A3S (eds.) | TNDM II / Alkantara - A.C.
Este livro reúne um conjunto de textos que têm como ponto de partida o projeto de Cláudia Dias, Sete Anos Sete Escolas, acolhido pelo Alkantara. Os vários contributos que condensa são, assumidamente, heterogéneos e plurais, tendo a virtude de reunir olhares distintos que focam vetores reflexivos sobre a relação entre arte, educação e cidadania. Contando com contributos de diversos autores, proporciona ao leitor cruzamentos múltiplos de temas como a relação entre tempo e aprendizagem, o papel do Estado na educação, a busca de uma crescente igualdade de oportunidades no acesso à educação ou a procura de caminhos que permitam projetar futuros mais democráticos e integradores da arte e da cultura na educação.
Guia "Apprentissage en Milieu de Travail des Compétences Clés", produzido no âmbito do projeto Erasmus+ AMTCC
Como resultado de um processo de intercâmbio de boas práticas entre países europeus, o guia final responde a uma pluralidade de objetivos:
- Apresentar quem são essas empresas sociais e suas ações inovadoras em contextos sociopolíticos diversos;
- Explicar como combinam, em contexto de trabalho, a formação em competências chave para adultos desfavorecidos e a sua integração socioprofissional;
- Disponibilizar a qualquer outra organização que deseje promover essas competências algumas pistas para desenvolver novas práticas.
Consultar neste link.
Ciclo de Tertúlias A3S: "Os Loucos Anos 20 do século XXI: Por uma renovação do desenvolvimento local", 2020
- Gravação da 1ª tertúlia "Que desenvolvimento temos? E qual queremos ter?"
- Gravação da 2ª tertúlia "Como podem os municípios trabalhar em parceira com as organizações de economia social e solidária?"
- Gravação da 3ª tertúlia "Que práticas as organizações de economia social e solidária têm consolidado nas estratégias de desenvolvimento local?"
Documento final do projeto "PRESS - PRomoting European Social economy Strategies and social entrepreneurship for inclusion of disadvantaged women in labour market", 2018
Artigo "Empreendedorismo Social de Base Coletiva", 2018
Artigo "The "Places and Non-Places" Held by Women in Social Economy Organizations", 2018
Artigo "As Empresas Sociais de Inserção na Promoção do Emprego e Inclusão Social a Partir de Estudos de Caso Europeu", 2018
Comunicação "Perfil profissional emergente de coaching para a inserção de públicos em situação de vulnerabilidade" apresentada no XVII ENSIOT: Emprego, Desenvolvimento e Coesão Social: Que perspetivas para a regulação económica e social, 2017.
Projeto EPP - "Strengthening emergent professional profiles in the third sector, a way to foster innovative bridges to work and social inclusion of vulnerable groups" - Programme "Erasmus+", 2016.
Intellectual output 1 - The marketing and coaching functions of work integration social enterprises (WISE) - An exploratory study in 5 European countries + Annex1 - WISE in 5 European countries - Country reports and case studies
Intellectual output 2 - Functions of JOB COACHING in WISEs - Profiles and training package
Intellectual output 3 - Functions of MARKETING in WISEs - Profiles and training package
Intellectual output 4 - The European framework for VET and the recognition of qualifications in WISE
Podcast - "THE WISE PATH TO INCLUSION"