Projecto Mutantes
O projeto Mutantes, promovido pelas Comédias do Minho, está inserido no âmbito da iniciativa Cultura para Todos do programa NORTE2020, e assenta na lógica da inclusão de múltiplas vozes e do empoderamento pela arte.
Destina-se especialmente a adolescentes, dos 12 aos 18 anos, mas propõe uma abordagem sistémica, estendendo-se assim a professores, mediadores e outros interessados em arte e educação.
As ações do projecto decorrem nos 10 municípios do Alto Minho e dividem-se em 3 ciclos de oficinas:
Oficinas de Continuidade Mutantes
Oficinas artísticas semanais ao longo de todo o ano letivo 2021/2022.
Oficinas Sazonais - Férias Mutantes
Momentos de trabalho coletivo imersivo, através das práticas artísticasa decorrer no período das férias escolares.
Oficinas de capacitação - Rota Mutante
Oficinas destinadas especialmente a profissionais que estão em contacto direto com jovens: professores, mediadores e outros interessados
O projeto contempla ainda um encontro final, teórico-prático, uma publicação e documentos videográficos que refletem o processo desenvolvido ao longo dos dois anos.
A colaboração com a A3S no âmbito do projeto Mutantes tem em vista dotar o projeto de mecanismos de monitorização e avaliação externa, numa lógica de reflexão e intervenção crítica sobre o mesmo e de produção de conhecimento a partir dos processos trilhados neste contexto.
Duração: 24 meses (Maio 2021 - Abril 2023)
Entidade Promotora: Comédias do Minho - Associação para a Promoção de Atividades Culturais no Vale do Minho
Parceiros: 10 municípios do Alto Minho (Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte do Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira)
Financiamento: Programa Operacional Regional do Norte (Norte 2020), no âmbito da medida Inclusão ativa de grupos vulneráveis - Cultura para todos, dirigida à Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho (Aviso n.º NORTE-30-2019-21).
Mais informações: www.comediasdominho.com/projeto-mutantes