Mês do Terceiro Sector

20-06-2016

 Mês do Terceiro Sector (M3S) é uma iniciativa conjunta da Associação A3S e do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (ISUP), que realiza em 2016 a sua 8º edição.

Num contexto profundamente afetado pela crise económica e social do modelo de desenvolvimento capitalista globalizado, várias têm sido as iniciativas e propostas que equacionam a resolução dos velhos e novos problemas de pobreza e exclusão social. A economia social e solidária aparece como uma "outra economia", que se propõe atuar, através da procura de novos paradigmas económicos e sociais, fundados nos princípios da participação, autonomia, responsabilidade, redistribuição, subsidiariedade, sustentabilidade e democracia, ou seja, no empoderamento das pessoas e territórios. Nesta 8ª edição do M3S, analisaremos os caminhos e as experiências que estão a ser trilhadas no desenvolvimento destas formas de economia, partilhando saberes e práticas de políticas públicas locais e de políticas de educação, formação e orientação profissional no domínio da economia social e solidária.

A 8ª edição do M3S tem como objectivos gerais:

  • Contribuir para a promoção do conhecimento académico e científico sobre o terceiro setor e a economia social e solidária;
  • Promover a reflexão crítica sobre o terceiro setor e o posicionamento deste face aos atuais desafios ideológicos, políticos, económicos e educativos;
  • Dar continuidade ao trabalho reflexivo e de terreno que a A3S e o IS-UP, enquanto organizações promotoras desta iniciativa, têm vindo a desenvolver em parceria, de modo a criarem um pensamento crítico fundamentado acerca do terceiro setor e das suas organizações.